Acerca de mim

A minha foto
Viajar é sentir as diferenças entre culturas e reconhecer os valores de cada uma, por muito díspares que sejam; é sentir a enorme riqueza que a diversidade cultural e étnica dá à humanidade. Viajar é pairar e vaguear no meio de outras culturas e gentes, evitando locais onde o turista ofensivamente opulento e “caridoso” ensinou a mendicidade às crianças, promoveu o furto nos adolescentes e corrompeu a genuinidade dos adultos.

visitantes

Seguidores

quinta-feira, 4 de março de 2010

De Havana a Matanzas

O percurso de Havana a Matanzas, é um percurso muito conhecido por quem faz férias em Varadero e dai faz excursão a Havana ou vice versa, esse percurso é feito pela Via Blanca sempre a direito e as pessoas ficam sem uma noção do que essa costa tem para oferecer, é como fazer a Auto estrada do sul rumo ao Algarve ou em alternativa ir pela costa vicentina Via Sines.
A distancia que separa Havana de Matanzes é de 100 km, podendo o percurso ser feito se autocarro na empresa Via Azul que cobre a distancia em duas horas pelo valor de 06.00 euros, de táxi por cerca 60.00 euros valor oficial, mas que pode ser negociado por  menos ou num transfer privado por 15.00 euros por pessoa, para se poder absorver toda a costa e nomeadamente toda e qualquer viagem, a viatura de aluguer é sempre a escolha acertada.
Esta volta entre Havana, Playas de Este, Matanzas e Cardenas, pode ser feita num dia feito sempre de seguida, em dois dias vendo tudo com calma, ou em trés dias, para aproveitar as praias por onde vamos passando, um imprescindivel passeio pelo Rio Canimar que envolve 1/2 dia e ainda uma passagem por Varadero.
Mapa do percurso desde Havana, com passagem por:
Cojimar - Santa Maria del Mar - Guanabo - Jaruco - Santa Cruz do Norte - Playa Jibacoa - Puerto Escondido - Ponte bacunayagua -Vale de Yumuri - Matanzas.
Este é um percurso interessante,transformando uma viagem de duas horas sempre a direito ,por uma pela linha de costa com um percurso mais agradável que pode demorar todo o dia,com várias paragens. praia e boa gastronomia.

                                                               Havana

A saída de Havana faz-se pelo túnel localizado entre o Malecon e a Avenida do Porto, que passa por baixo da baía de Havana.

Primeira paragem Cojimar, uma aldeia piscatória que hoje é também habitada por escritores e artistas, que trocaram a capital por uma vida mais calma. Cojimar tornou-se famosa nos anos 50, por ser frequentada por Ernest Hemingway e ai ter escrito o seu livro "o velho e o mar" baseado na vida de um pescador local, na foto o forte construído em 1645 como ponto de defesa oriental de Havana.


O percurso junto á costa é sempre com esta paisagem


Imagens típicas das Playas de Este ,carros dos anos 50 debaixo de coqueiros, pois estas praias são as praias de eleição dos habitantes de Havana.


As Playas de Este estendem-se desde el Megano até Guanabo numa extensão de 30 km, contam com algumas unidades hoteleiras de nível médio, que podem ser uma alternativa de alojamento relativamente á cidade de Havana, já que esta zona tem muitas ligações de autocarro diárias por cerca de 02,50 euros e demoram  30 minutos.
Bar móvel na praia
A mais famosa das playas de Este, Santa Maria del Mar.


Playa de Guanabo



Bar de praia, e as boas Pinas Coladas

Pescadores na sua faina diária


Antes e depois, apanhadas na hora, grelhadas de seguida e degustadas ali numa praia semi deserta para os lados de Guanabo, isto é o que se ganha quando saímos sairmos dos vulgares roteiros turisticos e interagimos com a população local.

   Zona de Jaruco, durante uns km a paisagem é rasgada pela exploração petrolífera


Ponte de Bacunayagua, sobre o vale de Yumuri a 7 km da Cidade de Matanzas, tem 110 metros de altura, e é a ponte mais alta de Cuba, dividindo as províncias de Havana e Matanzas.
Antes da Ponte no sentido Havana Matanzas um desvio no lado esquerdo leva a um miradouro com um restaurante e bar onde as vistas são magnificas, sendo um excelente lugar para uma pausa, ver as magnificas vistas, e saborar  uma magnifica Pina Colada, que segundo a publicidade local é a melhor da região.


Vistas mágnificas do miradouro sobre o vale de Yumuri, na companhia de uma Pina Colada

O voo dos abutres  sobre o vale de Yumuri, é constante

MATANZAS

Matanzas ali tão perto de Varadero, é uma cidade esquecida por quem faz férias naquela estância
turística, mas tem alguns pontos de interesse a nível de edifícios históricos e paisagisticos,de salientar: a Catedral, Palácio do Junco, Teatro Souto , Teatro Velasco, Museu Farmaceutico
e as pontes em ferro que atravessam os rios Yumuri e San Juan que ligam o centro histórico ás zonas suburbanas.
Nas imediações da cidade estão as Cuevas(grutas) de Bellamar e o rio Canimar, onde se pode fazer passeios de barco verdadeiramente ecológicos, num cenário de muita beleza.



Mapa da região de Matanzas e Varadero assinalando um percurso agradável saindo de Matanzas em direção a Varadero, Santa Marta, Cardenas, Coliseu, Limonar  e regresso a Matanzas.
Este percurso pode ser feito em 1/2 dia, se for apenas para visitar ou 1 dia se for para aprveitar a praia em Varadero

Mapa da cidade de Matanzas e os seus locais de interesse.



Panorâmicas da baia de Matanzas
As pontes de Matanzas


Plaza da Vigia






 Teatro Velasco

 Fotos de alguns dos edificios históricos de Matanzas




Zona ribeirinha com barcos de pesca artezanal.


Mercado de Matanzas com amigos Cubanos Reynaldo e Joanka fazendo compras para o jantar.
Jantar tipico crioulo na casa dos amigos, gente comum e simples
 
 
Alojamento e refeições em Matanzas
Matanzas é uma alternativa muito saudavel e económica de alojamento face a Varadero, já que o hotel Canimao, nas margens do rio Canimar, um hotel de nível médio classificado como turismo ecológico, tem o preço diário de 25.00 duas pessoas com pequeno Almoço (preços Março 2010 baseados na cotação do dolar) em http://www.vacavionartravel.com/
Como o hotel está isolado é necessário a utilização de carro nas deslocações ou idas á praia, os preços de refeições Matanzas vão desde os 03.00 euros por pessoa no café Atenas no aos 05.00/06.00 no El Marino na estrada para Varadero cruzamento do Hotel Canimao.
Hotel Canimao consiste em vários pequenos blocos espalhados por um belo jardim na margem direita do rio Canimar. é um hotel muito simples mas com uma localização espetacular.
Jardins do hotel



Amanhecer, vistas da varanda do quarto do Hotel Canimao,sobre o rio Canimar


Almoço em Santa Marta na casa do amigo Jorge Perez, um excelente Horny Kiki ,frango desfiado com mel, e Potagem de Grabanços (sopa de grão), na foto ele próprio pono á prova os dotes de cozinheiro,d e novo em casa de gente comum e simples como é o povo Cubano.
CARDENAS
Cardenas dista 80 km de Matanzas pela rota da costa e 30 de Varadero ,é conhecida pela cidade das carroças pela popularidade e quantidade de veiculos de tração animal existente, tem alguns edificios coloniais interessantes, onde se destaca os da Igreja da Imacuada Concepcion e o Mercad.
É uma cidade com muita vida genuinamente Cubana.
Igreja da Imaculada concepcion

Edificios coloniáis interessantes e bem preservados.

Mercado de Cardenas e a confusão de bicicletas no parque



Video Hotel Canimao em Matanzas



Video do Rio Canimar