
Mas antes de chegarmos a este destino,e vindos de Santa Clara temos Remédios,uma pequena vila colonial,impressionante pelo seu conjunto arquitectónico,e muito pouco conhecida e visitada,já que a maioria do turismo que vai para os Cayos com pacotes de viagem,vem desde Havana em pequenos aviões,já que os Cayos têm um pequeno aeroporto para vôs turísticos.
Antes de deixarmos o continente em direcção aos cayos,uma pequena aldeia piscatória, Caibarien vale uma visita especialmente pela zona do seu pequeno porto e bairro de pescadores muito pitoresco.




Exemplos da arquitetura colonial de Remédios.
Remédios foi fundada em 1514,é uma cidade muito pacata,com um pequeníssimo centro histórico colonial,muito bem conservado,Remédios é conhecida por causa das Parrandas,as famosas festas locais,que datam de 1829,quando um padre pôs uns rapazes a bater com um pau em latas,apelando á população a comparência na missa nocturna do advento (16 a 24 de Dezembro).
Com o tempo este ritual transformou-se numa festa,com musica,carros alegóricos.
O museu de Las Parrandas Remedianas,documenta tudo isto ao longo dos tempos.
Esta pacata vila,tem um pequeno hotel e muitas casas particulares,sendo uma alternativa aos preços caros dos cayos e a sua curta distancia,permite a ida e vinda a estes,com custos reduzidos,´se estarmos com viatura de aluguer.

Em Cayo las Brujas existe a villa las Brujas um pequeno complexo de 25 bungalows, construídos em cima de um Mangal sobre pilares de betão sendo a estrutura base em betão e o resto em madeira este complexo completamente ecológico,e em perfeita harmonia com a natureza,tanta que os pássaros nos entram quarto dentro,e por baixo circula toda a fauna local. aqui uma diária para duas pessoas em meia pensão custa 75.00 euros (preço de 2010) e foi a opção escolhida pelo seu envolvimento na natureza.



O padreplan a estrada de 50 km e 45 pontes para se chegar até ao paraíso destes Cayos.

Villa las Brujas completamente cercada pela vegetação

Os passadissos em que circulamos estão vários metros acima do solo

O Bungalow da estadia

Interior do Bungalow

Vista do Bungalow desde a varanda
Jacuzzi no terraço panorâmico

Maravilhosa vista


Circular dentro do complexo,tudo pelo meio dos mangais

Acesso directo do bungalow a uma pequena praia das traseiras



Mais de 2 km de areal privativo da Villa,tendo em conta que são 25 bungalows, se estiver completo 50 pessoas,ou no máximo 75,dá para ter uma ideia da tranquilidade do local,com a agua do mar nos 30 graus pois estamos mesmo no canal das Bahamas,aqui estão algumas das praias mais bonitas de Cuba,só neste conjunto de cayos acessível por estrada são 13,aqui longe do mundo agitado temos,praias,fauna flora,a segunda maior barreira coralina do mundo,num ambiente completamente protegido do mundo exterior,é perfeito para o mergulho,sendo comum vermos Golfinhos,Garoupas e Barracudas.
É um local perfeito para o descanso e relax,apenas nada tem a ver com a essência do país,já que aqui tudo foi feito a pensar no turista,sendo que à noite apenas temos a animação montada para distrair os hospedes,o País real aquela Cuba autentica acaba quando passamos a portagem do Padreplan,dai 3 três dias sejam suficientes para uma estada aqui,mas se o objectivo é apenas o descanso longe de tudo e de todos então é o local certo e aconselhável.









Vários aspetos da natureza da ilha


Praia Perola Branca cerca de 20 km desde villa las Brujas,na época das chuvas não se chega até aqui com um carro normal, porque tudo alaga como um Pantanal



Uma verdadeira perola tantos km de areal sem, ninguem à vista


O Velho e o mar
Na casa de um velho lobo do mar chamado Pepe,um encontro casual,com alguem que vive ali isolado naquele paraiso,e é uma especié de vigilante da natureza naquela parte da ilha,entre charutos e umas bebidas foi uma manhâ encantadora de conversa com este homem que tinha bem marcado no rosto e mãos a vida do mar.


Explorando as zonas virgens da Ilha






Ultimo dia uma tempestade aproxima-se dizem-me que era apenas uma tempestade tropical,mas era o furacão Noel, que foi bastante destruidor na zona Oriental de Cuba, obrigando a evacuar 400 000 pessoas e ceifou vidas na Haiti e República Dominicana.




Depois foi a fuga para Havana,sempre na frente do furacão que se derigia para a capital,mas passou já com a categoria de ciclone tropical,não provocando danos de maior.
Tive oportunidade de constatar,como os Cubanos lidam com a situação,de forma calma e organizada,sendo que depois do furacão passar arregassam as mangas e começam a reconstruir os danos muitas vezes improvisando,quando escaceiam os meios e bens materiáis.
Video da Villa Las Brujas * Um video de Lovelycuba.com