Acerca de mim

A minha foto
Viajar é sentir as diferenças entre culturas e reconhecer os valores de cada uma, por muito díspares que sejam; é sentir a enorme riqueza que a diversidade cultural e étnica dá à humanidade. Viajar é pairar e vaguear no meio de outras culturas e gentes, evitando locais onde o turista ofensivamente opulento e “caridoso” ensinou a mendicidade às crianças, promoveu o furto nos adolescentes e corrompeu a genuinidade dos adultos.

visitantes

Seguidores

sábado, 30 de janeiro de 2010

Soroa,Pinar del Rio e Vale de Vinales


Começar uma exploração do País tendo como ponto de partida Havana, é aconselhável começar pela zona oeste e a mais perto, a província de Pinar del Rio, sendo que o ideal para absorver toda a beleza desta zona são três dias,embora as excursões turísticas a partir de Havana a façam num dia ida e volta 450 km preço de 40 euros pessoa, não vê metade do que a zona tem para oferecer e como em todas as excursões vê os habituais cenários montados para o turista, os pacotes turísticos em circuito fazem esta zona em dois dias.

Mapas com o percurso desde Havana, até Soroa, Pinar del Rio. Vale de Vinales e regresso a Soroa



Saindo de Havana, aconselho o percurso pela costa,conforme assinalado no mapa acima, porque é muito pitoresco e uma vez chegados ao porto de Mariel retorna-se ao interior atravessando a Serra do Rosário um dos destinos de turismo de natureza onde estão localizados os parques naturais de Soroa e Las Terrazas considerados reserva natural da biosfera pela UNESCO, onde se começa pelos Banos de San Juan umas cascatas e piscinas naturais muito procuradas pelos locais,a visita ao Cafezal Buenavista uma antiga plantação de café fundada pelos Franceses que fugiram do Haiti no século XIX  onde nas suas ruínas podemos ver os vestígios do trabalho dos escravos.
Continuando em direcção a Soroa o destino do dia encontramos o Lago Palmar, e a típica povoação Las Terrazas, inserida dentro deste parque natural, onde os seus habitantes vivem em comunidade respeitando todas as normas ecologistas, aqui podemos visitar a casa onde viveu o falecido cantor Pablo Montañes
Apenas dois hotéis integrados dentro da paisagem natural existem aqui ,e o escolhido foi o Hotel Vilas Soroa um complexo de 80 chalés dispersos por uma encosta com uma gigantesca piscina, e dentro de uma vegetação tão luxuriante e densa que é difícil o observar por imagens via satélite.
Este hotel é frequentado por quem procura descanso,por quem gosta de percursos de montanha e a partir do hotel existem trilhos assinalados para o efeito sendo que ali também se encontra a muito conhecida cascata de Soroa ,bem como o maior orquideário de Cuba com 700 espécies e 6000 plantas ornamentais,pela sua localização é tambem o ideal para fazer a exploração desta provincia de Pinar Del Rio e Vale de vinales e o preço para 2 pessoas em meia pensão 45.00 (preços 2010).

Soroa  e Las terrazas

A comunidade de Las Terrazas
O lago Palmar e a casa dos Botes um Magnifico Restaurante
Zona de pic-nic e lazer no Rio San Juan
Os Banhos de San Juan,  nas margens do rio um anexo do Hotel La Moka um complexo idêntico a um parque de campismo com uns Bungalows a que chamam cabanas elevadas em estacas mas sem WC privado e cujo preço para 2 pessoas com pequeno almoço é 15.00 euro



Pelo interior da Serra do Rosário no Peugeot 206 de aluguer, as viaturas de aluguer
distinguem-se das outras pela matricula vermelha e a letra T de turismo





O magnifico hotel Vilas Soroa perfeitamente integrado na paisagem natural em perfeita harmonia com a natureza aconselhável para os amantes de turismo longe de multidões a preços muito apetecíveis e praticamente desconhecido do vulgar turista que não faça uma pesquisa sobre estes locais.


A magnifica cascata de Soroa acessível a partir do hotel por um trilho,ideal para um banho de fim de tarde quente, numa das suas piscinas naturais.
                                        Pinar del Rio
Rua do Centro de Pinar del Rio
Fábrica de licores Guaybita del Pinar

Pinar del Rio capital da Província,dista 90 km de Soroa pela auto pista. é a capital do tabaco já que nesta zona se produz o melhor tabaco de Cuba, a cidade em si não oferece muito ao visitante alem da sempre bonita arquitectura colonial tem museu de História natural, a fabrica de charutos,(mas quem já viu uma em Havana não vale a pena voltar a ver outra aqui) e a fabrica de licores Gauybita del Pinar visita imprescindivel bem como as provas deste licor, que se trata de uma Guayba minúscula que apenas existe nesta zona, e que não serve para comer,todo o processo com excepção do engarrafamento é artesanal.

Vale de Vinales


Seguindo em direcção a Vale de Vinales entramos numa zona muito verde e de agricultura muito tradicional , onde existem os "secaderos de tabaco" uns celeiros onde as folhas de tabaco são postas a secar, e foi numa curva da estrada que deparei com uma casa típica camponesa e quando estava a fazer umas fotos,s omos convidados a entrar pela sua dona a Clarisse uma simpática Cubana que nos mostrou a pequena propriedade e o modo simples como viviam o que enriquece do ponto de vista cultural nestas paragens qualquer visitante.
O interior do secadero de tabaco vazio porque não éra a altura de colheita
Clarrise e a filha Roberta em uniforme escolar esta menina disse-me que quer ser médica, não duvidei sabendo das potencialidades de Cuba neste domínio antes da despedida ofereci-lhe um vulgar relógio em plástico que despolotou um enorme contentamento na menina.
Nestes lugares remotos uma pequena coisa que numa sociedade consumista como a nossa,apenas por não ser de marca ou comprado na feira os nossos filhos olham de lado fazem ali feliz uma criança.
Um pilão onde foi moído o café que a Clarisse nos ofereceu antes na despedida.

Um simples café oferecido a desconhecidos, uma hospitalidade muito comum em Cuba quando andamos pelo interior, pelo país real , genuino e não aquele dos resorts que nada tem a ver com a realidade.




O majestoso e luxuriante Vale de Vinales


 O Vale de Vinales encontra-se a 27 km de Pinar del Rio e é uma zona natural impressionaste,no Vale sobressaem os Magotes,estranhas formações calcárias a formarem estranhas  e possui, inúmeras cavernas e rios subterrâneos.
O Magote mais famoso do Vale "Dos Hermanas" onde se situa o mural da Pré História,um enorme fresco de 120x180 metros, que representa os animais e pessoas que habitaram a zona na Pré História, bem como a respectiva evolução,é uma obra do Pintor Cubano Leovigildo Gonzalez.a zona dispõe de infra estruturas turisticas.
 Foto de um Chevrolet  na pequena localidade de Vinales numa paragem para um café

Palenque dos Cimarrones na Cueva de San Miguel, um exótico bar dentro de uma caverna natural onde não podemos partir sem provar o cocktail da casa,  composto de Rum , Sumo de Laranja natural e Mel.
Guarapo outra deliciosa bebida obtida com o sumo da cana de açucar que pode ser simples ou com Rum

Jesus um trovador Cubano que anda pelos locais turisticos da zona tocando tradicionais para ganhar a vida com a viola como era epoca baixa e turistas contavam-se pelos dedos neste dia estava com a contabilidade a zero, então fiz-lhe a proposta de ser nosso cantor privado durante toda a tarde e pelo pagamento do equivalente a 03.00 euros mais umas bebidas á conta,a tarde foi  gira!



Cueva do Indio um Local bonito e interessante de visitar, grutas com um rio subterrâneo que termina numa pequena enseada por cima de uma queda de água.
Depois a partir daqui podemos empreender o regresso pela estrada interior mas perto da costa,passando por La Palma e Bahia honda o piso não era muito mau mas tambem não temos muita pressa e a paisagem  compensa nesta estrada.
 algo insólito neste percurso,um camponês tinha algo espalhado pela estrada ocupando meia faixa e quase em cima de uma curva, curioso fui ver do que se tratava ao que ele respondeu "arroz" e era esse arroz que ele ali procedia á sua limpeza como se de uma eira se tratasse ,todos respeitam e se desviam, aprendi com um amigo Cubano que tudo é normal lá e que sempre que vir-mos algo insólito lembrar que "estamos em Cuba"
Este percurso com base em Soroa tem 240 km e faz-se muito bem num dia saindo cedo do hotel com tudo programado, e claro munido de mapas e as informações necessárias.



Video da Cascata de Soroa
Fonte do video youtube.com


Video do Vale de Vinales
Video da Agência de viagens Espanhola Mucho Viaje.com
O site desta Agência apresenta videos promocionais de todos os seus destinos

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Um olhar sobre Havana









Havana é uma cidade que deve ser visitada com todo o tempo do mundo, é me difícil dizer o tempo necessário até porque gosto bastante da cidade. Havana tem um manancial enorme de exploração, uma semana não é demais tudo dependendo do que gostamos mais ou estamos predispostos para ver porque por exemplo museus existem cinquenta.
O primeiro impacto visual com a cidade choca pela degradação do seu património arquitectonico colonial, embora nos últimos anos se note de ano para ano todo o esforço que tem sido feito pela conservação e restauração de toda a zona histórica e da mítica marginal o Malecon,Cuba como eu costume dizer "primeiro estranha-se mas depois entranha-se".
É costume as pessoas ficarem mal impressionadas em Havana por estarem sempre a serem abordadas para comprarem charutos, a se oferecerem para guias etc é uma situação caricata e normal em todas as grandes cidades onde há uma grande afluência de turistas e Havana não foge á regra pois existem muitos "jineteros" vulgo tradução chulos que tentam viver de expedientes, convém nada comprar nem nunca aceitar serviços deste tipo de pessoas pois para alem de ficarmos mal servidos estamos a incrementar estas actividades, não se impressione se alguém lhe abordar pedindo dinheiro para um pacote de leite para o filho porque este pedido é treta pois todas as crianças até aos sete anos teem o leite gratuito e se com estes pedidos no final do dia conseguir enganar 10 turistas o valor que consegue sacar chega para viver muito bem sem trabalhar,estas actividades são muito vigiadas pela policia que tem mão pesada.
 
Passo a enumerar lugares que são de visita imprescindivel para se conhecer a cidade bem como o seu ritmo de vida e cultura e que são facilmente encontrados em qualquer guia turistico sendo que o American express na minha opinião é muito bom,mas a internet está cheia de bons sites que tambem substituem os guias turisticos.

Em Havana Velha

*Havana velha para ser percorrida a pé um autentico paraiso para a fotografia.
*Palácio dos Capitães Generais
*Hotel Ambos Mundos
*Capitólio Nacional
*Casa de África
*Casa del Árabe
*Casa natal de José Marti
*Columnata Egipciana
*Praça da Catedral
*Castillo da Real Fuerza
*Edifício Bacardi
*Fábrica de tabacos Partagas
*Gran Teatro
*Museu da Revolução e memorial Granma
*Museu da musica
*Parque Central
*Hotel Inglaterra
*Passeo del Prado
*Parque da Fraternidade
*Plaza de Armas
*Bodeguita del Médio e La Floridita
*Feira de artezanato
*Museu do rum e todos os que forem da preferência pessoal de cada um
*Bar dos Hermanos (menos turístico e muito bom ao lado do museu do rum)
Fora do centro de Havana Velha
 
*Cemitério de colón
*Universidade de havana
*Hotel nacional de Cuba
*Hotel Habana libre
*Castillo do Morro e Castilo de La Cabana
*Museu Hemingway
*Museu do ministério do interior
*Praça da revolução
*Parques e jardins da zona do Vedado
*Bairro de Miramar onde estão alguns dos melhores hóteis de Havana
*Percorrer a pé a Marginal desde o Hotel Nacional até ao Passeo do Prado é um percurso longo mas muitíssimo interessante para fazer fotos.

Na periferia de havana
*Regla um interessante local dos subúrbios muito típico
*Guanabacoa uma cidade muito antiga que foi entreposto de escravos e aloja o museu da Santeria "o pai de todos os santos" uma religião seguida por cinco milhões de Cubanos
 
Pela noite dentro
*Cabaret Tropicana para os que querem desembolsar mais dinheiro
*Casa da Musica e Casa da Trova existem em todas as cidades e são um grande ponto de encontro da usica popular Cubana e claro da Salsa e do Mambo são locais a não perder e onde se convive num ambiente mais genuino e não num espectáculo montado para turista.
*Existem muitos  bares nocturnos na Zona de El Vedado
*Imprecindivel e romântico passear pela noite pelo Malecon lugar de convivio e de namorar dos Habaneros porque em Cuba não existe Limite de Idade para namorar.

Não optar por Meia Pensão na estadia em Havana porque existe muito boa gastronomia e preços muito mais económicos que no hotel,se bem que muitos achem esta opcção mais comodista.

Se tudo isto for visto  podemos dizer que conhecemos um pouco da cidade de Havana e se compararmos com o que é oferecido numa excursão de um dia a Havana para quem se aloja em Varadero então podemos constatar a grande diferença em sermos nós próprios a organizar as nossas próprias viagens, a seguir uma apresentação de fotos em slides "olhares sobre Havana".





Cuban Hip Hop uma nova geração de musicos e a nova onda da moderna musica cubana mas onde as raizes culturais e musicais do país continuam presentesFonte do vídeo: http://www.youtube.com/

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

A partida de Lisboa e a chegada a Havana


     De Lisboa via Madrid

Aeroporto de Madrid 15.00 h num dia de Inverno 2º negativos á partida

Chegada ao Aeroporto de Havana ás 20,30 h locais(menos 5 h que Lisboa) com 25º  à chegada

A melhor opção de voar para Cuba é a Ibéria e a Air Europa com voos diários desde Lisboa Via Madrid sendo que a Air France também tem preços muito atractivos mas com o inconveniente de ser Lisboa via Paris o que faz com a viagem tenha mais 2 a 3 horas não sendo compensatória em termos de poupança de meia dúzia de Euros.

Em cima um peso cubano (CUP) a moeda nacional de cuba, em baixo dez pesos convertíveis (cuc)uma moeda com valor apenas internamente,e usado pelos turistas principalmente nos locais turísticos,lojas,restaurantes etc, esta é uma moeda que foi inventada para substituir o uso paralelo do dólar e está inflácionada para a respectiva captação de divisas,mas se viajarmos pelo País profundo temos de usar a moeda nacional e ai pagamos ninharias por exemplo  por uma refeição.

Uma vez chegado e depois da quase sempre longa espera das malas,visto o aeroporto ter apenas 2 passadeiras de recolha de bagagem há que trocar os Euros pela moeda que os turistas têm de usar em cuba o CUC (peso convertível) no valor atual na data desta publicação de 1.00 cuc = 0.76 euro. sendo que 1.00 CUP (moeda nacional) são 0.03 cêntimos de euro o que significa que o cuc (peso convertível é 20 vezes superior) o que quando se dá uma gorjeta de um simples cuc que para nós são 0.76 cêntimos representa para um cubano (na moeda nacional aquela em que ele recebe o ordenado ) o equivalente a 25 pesos o que faz que a gorjeta seja em meio de quem trabalha no turismo ter um nível de vida muito bom em relação a outras profissões estas contas parecem confusas mas uma vez no terreno entendemos,desde que se comunique e convive com eles

 Os Táxis

O Aeroporto dista 15 km da cidade se a opção for o carro de aluguer convém já vir com a reserva feita de Portugal mas não aconselho o seu levantamento no Aeroporto porque para alem de a demora ser considerável o voo chega sempre já de noite e o trajecto até á cidade com pouca iluminação e falta de sinalização é logo por si uma aventura que vai se tornar uma odisseia pois quem o diz já passou por ela,sendo mais cómodo aquando da reserva do carro o fazer para o hotel onde nos instalamos e fazer este trajecto de táxi que custa cerca de 20.00 euros num moderno cuba táxi preço fixo,ou então num velho Lada menos confortável mas que sempre pode negociar o preço e muitas vezes dividir com outras pessoas também é comum nestes táxis.


Praia de Santa Maria del Mar as praias de leste como são conhecidas em Havana, é agradável sair de Madrid com temperaturas negativas e no dia seguinte puder desfrutar de temperaturas quentes e água do mar com 25º é o que tem de bom fazer férias no inverno.
Esta zona de praias em Havana distam cerca de 20 km da cidade mas alguns hóteis em Santa Maria del Mar oferem transporte grátis várias vezes ao dia para Havana


Hotel do Vedado, situado, na zona do Vedado em Havana

Hotel do Vedado,não sendo um grande hotel é um hotel de cidade com uma relação preço qualidade muito boa cerca de 30.00 euros para 2 pessoas com um excelente pequeno almoço buffet, alem de ter uma situação privilegiada nesta zona da cidade.
A opção de melhores preços online para Cuba estão em http://www.vacacinartravel.com/ uma agência Online Francesa acreditada junto do Ministério do Turismo Cubano e que trabalha com hotéis em zonas mais remotas em que os operadores de viagem não chegam bem como também com hóteis mais económicos, outra vantagem é que os preços são em dólares e sempre se pode fazer a compra em altura de baixa e ganhamos alguns euros no cambio o aluguer de viatura através desta agência também é muito mais barato inclusive se se comprar directamente á Rent a Car neste caso a Cuba car uma agencia com pontos de recolha e assistência em todo o país.
http://www.dtcuba.com/ o Diréctorio turístico de Cuba em que a a agência referenciada está associada.
Perto deste hotel está uma paragem do Havana bus uma rede de autocarros com percursos turísticos onde o bilhete dá para o dia todo uma forma económica de conhecer toda a periferia da cidade.






La Dichosa um Snack bar,sempre com musica ao vivo na famosa Callé Obispo em Havana Velha onde se uma refeição completa incluindo bebida e café como por exemplo o equivalente Cubano de um bitóque mas muito bem guarnecido como a foto mostra,custa 4.00 euros por pessoa um pouco mais abaixo outro identico mas muito maior e mais rustico La Luvia de Oro tem preços iguais,e estou a falar de uma zona muito procurada pelo turismo,mas como em todo o lado é tudo uma questão de prepicácia pois lá como cá não é apenas nos famosos que se come melhor



Em 1996 o musico Ry Cooder foi a Cuba e Reuniu alguns dos maiores nomes da musica Cubana ainda vivos como Compay Segundo e Ibrahim Ferrer entre outros, para gravar o album Buena Vista Social Club, fascinado com estas personagens o realizador Alemão Wind Wenders desloca-se a Havana para documentar este momento e filmou tambem os concertos do grupo em Amsterdão e o triunfante concerto no Cornegie Hall,em Nova York,em 1998,este documentário foi indicado aos Oscares de 2000 e ganhou 10 prémios internacionais.

Fonte do Vídeo: http://www.youtube.com/

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Fotos de Havana






        Seleção de fotos de Havana, de locais a não perder

Panorâmica de Havana desde o outro lado da Baia junto ao Cristo de Havana em Regla

Furacão Noel em Outubro de 2007 a chegar a Havana depois de muitos estragos e algumas mortes na Republica Dominicana e Haiti. Neste dia vim desde a cidade de Santa Clara até Havana na frente do furacão e pude testemunhar o á vontade,calma e organização dos Cubanos nestas circunstancias.

Antiga moradia de Ché Guevara em Havana agóra uma casa museu e está situada no outro lado da Baia perto do Castelo do Morro
Parque John Lennon desconhecido da maioria dos visitantes de Havana um local calmo e tranquilo na zona de zona de El Vedado na rua 15 entre a 6 e a 8 esta zona todas as ruas e avenidas são numeradas

Edificio do ministério do interior na Praça da Revolução um local emblemático da cidade


Memorial José Marti herói nacional de Cuba,implantado na Praça da Revolução



Os Camelos um curioso meio de transporte invenção Cubana de um camião com atrelado
que funcionava como que um metro de superficie,entretanto foram substituidos por uma nova
frota de modernos autocarros e foram reforçar a falta de transportes em algumas provincias.


La Floridita em cima e la Bodeguita del medio em baixo dois lugares boémios da cidade e que
fazem parte da rota de Ernesto Hemingway quando este vivia em Havana e são lugares a não
perder por quem quer ver os vestigios e espólio deste escritor.



Hotel Ambos Mundos onde no celebre quarto 511 viveu Esnesto Hemingway e que está aberto ao publico para visita contendo algum espólio do escritor, situado na Callé Obispo a artéria mais movimentada de Havana velha.

Museu do Rum um local interessante


Uma visita  ao emblemático Hotel Habana Libre que  em Janeiro de 1959, foi provisóriamente quartel general da revolução quando as tropas rebeldes entraram em Havana é um bom hotel com uma vista previligiada sobre Havana mas não é um hotel barato sendo que por exemplo apenas 2 ruas mais abaixo está o hotel do Vedado que tem uma boa relação qualidade preço custando cerca de um terço deste e serve os proveitos de quem explora uma cidade e apenas se serve do hotel para dormir, frente a este hotel está a Pizaria Dinos onde por 3 euros se faz uma refeição económica sendo estes pequenos truques importantes para um equilibrio de despesas numa grande cidade.


Feira de artezanato de Havana o melhor lugar para comprar a bons preços

Praça da Catedral uma praça muito bonita em Havana Velha

A presença Portuguesa em Havana Eça de Queirós na colunata Egipciana um bonito café que Eça de Queiroz frequentava quano foi consul de Portugal em Cuba.



O café ostenta um painel de azulejos feitos em Portugal na prestigiada fábrica viuva Lamego

Edificios colonial em Havana velha


Museu da Revolução lugar imprescindivel para melhor conhecer e compreender a revolução
Cubana local para ser visto com calma, tem bastante para ver.

Hotel Telegrafo no final do Passeo del Prado edificio histórico recuperado

Real fábrica de tabacos Partagas de onde saem as grandes marcas de Charutos Cubanos local de interesse e visita para se observar todo o trabalho artesanal de manofactura dos mesmos, e que fazem deles os mais famosos do mundo.


Hotel Inglaterra Edificio histórico no Parque Central com a estátua de José Marti ao centro

Panorâmica desde as escadarias do edificio do Capitólio

Panorâmica do Parque central com o Capitólio ao fundo