Começar uma exploração do País tendo como ponto de partida Havana, é aconselhável começar pela zona oeste e a mais perto, a província de Pinar del Rio, sendo que o ideal para absorver toda a beleza desta zona são três dias,embora as excursões turísticas a partir de Havana a façam num dia ida e volta 450 km preço de 40 euros pessoa, não vê metade do que a zona tem para oferecer e como em todas as excursões vê os habituais cenários montados para o turista, os pacotes turísticos em circuito fazem esta zona em dois dias.
Mapas com o percurso desde Havana, até Soroa, Pinar del Rio. Vale de Vinales e regresso a Soroa
Saindo de Havana, aconselho o percurso pela costa,conforme assinalado no mapa acima, porque é muito pitoresco e uma vez chegados ao porto de Mariel retorna-se ao interior atravessando a Serra do Rosário um dos destinos de turismo de natureza onde estão localizados os parques naturais de Soroa e Las Terrazas considerados reserva natural da biosfera pela UNESCO, onde se começa pelos Banos de San Juan umas cascatas e piscinas naturais muito procuradas pelos locais,a visita ao Cafezal Buenavista uma antiga plantação de café fundada pelos Franceses que fugiram do Haiti no século XIX onde nas suas ruínas podemos ver os vestígios do trabalho dos escravos.
Continuando em direcção a Soroa o destino do dia encontramos o Lago Palmar, e a típica povoação Las Terrazas, inserida dentro deste parque natural, onde os seus habitantes vivem em comunidade respeitando todas as normas ecologistas, aqui podemos visitar a casa onde viveu o falecido cantor Pablo MontañesApenas dois hotéis integrados dentro da paisagem natural existem aqui ,e o escolhido foi o Hotel Vilas Soroa um complexo de 80 chalés dispersos por uma encosta com uma gigantesca piscina, e dentro de uma vegetação tão luxuriante e densa que é difícil o observar por imagens via satélite.
Este hotel é frequentado por quem procura descanso,por quem gosta de percursos de montanha e a partir do hotel existem trilhos assinalados para o efeito sendo que ali também se encontra a muito conhecida cascata de Soroa ,bem como o maior orquideário de Cuba com 700 espécies e 6000 plantas ornamentais,pela sua localização é tambem o ideal para fazer a exploração desta provincia de Pinar Del Rio e Vale de vinales e o preço para 2 pessoas em meia pensão 45.00 (preços 2010).
Soroa e Las terrazas
Os Banhos de San Juan, nas margens do rio um anexo do Hotel La Moka um complexo idêntico a um parque de campismo com uns Bungalows a que chamam cabanas elevadas em estacas mas sem WC privado e cujo preço para 2 pessoas com pequeno almoço é 15.00 euro
distinguem-se das outras pela matricula vermelha e a letra T de turismo
O magnifico hotel Vilas Soroa perfeitamente integrado na paisagem natural em perfeita harmonia com a natureza aconselhável para os amantes de turismo longe de multidões a preços muito apetecíveis e praticamente desconhecido do vulgar turista que não faça uma pesquisa sobre estes locais.
A magnifica cascata de Soroa acessível a partir do hotel por um trilho,ideal para um banho de fim de tarde quente, numa das suas piscinas naturais.
Pinar del Rio
Pinar del Rio capital da Província,dista 90 km de Soroa pela auto pista. é a capital do tabaco já que nesta zona se produz o melhor tabaco de Cuba, a cidade em si não oferece muito ao visitante alem da sempre bonita arquitectura colonial tem museu de História natural, a fabrica de charutos,(mas quem já viu uma em Havana não vale a pena voltar a ver outra aqui) e a fabrica de licores Gauybita del Pinar visita imprescindivel bem como as provas deste licor, que se trata de uma Guayba minúscula que apenas existe nesta zona, e que não serve para comer,todo o processo com excepção do engarrafamento é artesanal.
Vale de Vinales
Seguindo em direcção a Vale de Vinales entramos numa zona muito verde e de agricultura muito tradicional , onde existem os "secaderos de tabaco" uns celeiros onde as folhas de tabaco são postas a secar, e foi numa curva da estrada que deparei com uma casa típica camponesa e quando estava a fazer umas fotos,s omos convidados a entrar pela sua dona a Clarisse uma simpática Cubana que nos mostrou a pequena propriedade e o modo simples como viviam o que enriquece do ponto de vista cultural nestas paragens qualquer visitante.
Clarrise e a filha Roberta em uniforme escolar esta menina disse-me que quer ser médica, não duvidei sabendo das potencialidades de Cuba neste domínio antes da despedida ofereci-lhe um vulgar relógio em plástico que despolotou um enorme contentamento na menina.
Nestes lugares remotos uma pequena coisa que numa sociedade consumista como a nossa,apenas por não ser de marca ou comprado na feira os nossos filhos olham de lado fazem ali feliz uma criança.
Um simples café oferecido a desconhecidos, uma hospitalidade muito comum em Cuba quando andamos pelo interior, pelo país real , genuino e não aquele dos resorts que nada tem a ver com a realidade.
O majestoso e luxuriante Vale de Vinales
O Vale de Vinales encontra-se a 27 km de Pinar del Rio e é uma zona natural impressionaste,no Vale sobressaem os Magotes,estranhas formações calcárias a formarem estranhas e possui, inúmeras cavernas e rios subterrâneos.
O Magote mais famoso do Vale "Dos Hermanas" onde se situa o mural da Pré História,um enorme fresco de 120x180 metros, que representa os animais e pessoas que habitaram a zona na Pré História, bem como a respectiva evolução,é uma obra do Pintor Cubano Leovigildo Gonzalez.a zona dispõe de infra estruturas turisticas.
Palenque dos Cimarrones na Cueva de San Miguel, um exótico bar dentro de uma caverna natural onde não podemos partir sem provar o cocktail da casa, composto de Rum , Sumo de Laranja natural e Mel.
Jesus um trovador Cubano que anda pelos locais turisticos da zona tocando tradicionais para ganhar a vida com a viola como era epoca baixa e turistas contavam-se pelos dedos neste dia estava com a contabilidade a zero, então fiz-lhe a proposta de ser nosso cantor privado durante toda a tarde e pelo pagamento do equivalente a 03.00 euros mais umas bebidas á conta,a tarde foi gira!
Cueva do Indio um Local bonito e interessante de visitar, grutas com um rio subterrâneo que termina numa pequena enseada por cima de uma queda de água.
Depois a partir daqui podemos empreender o regresso pela estrada interior mas perto da costa,passando por La Palma e Bahia honda o piso não era muito mau mas tambem não temos muita pressa e a paisagem compensa nesta estrada.
algo insólito neste percurso,um camponês tinha algo espalhado pela estrada ocupando meia faixa e quase em cima de uma curva, curioso fui ver do que se tratava ao que ele respondeu "arroz" e era esse arroz que ele ali procedia á sua limpeza como se de uma eira se tratasse ,todos respeitam e se desviam, aprendi com um amigo Cubano que tudo é normal lá e que sempre que vir-mos algo insólito lembrar que "estamos em Cuba"
Este percurso com base em Soroa tem 240 km e faz-se muito bem num dia saindo cedo do hotel com tudo programado, e claro munido de mapas e as informações necessárias.
Video da Cascata de Soroa
Fonte do video youtube.com
Video do Vale de Vinales
Video da Agência de viagens Espanhola Mucho Viaje.com
O site desta Agência apresenta videos promocionais de todos os seus destinos