Acerca de mim

A minha foto
Viajar é sentir as diferenças entre culturas e reconhecer os valores de cada uma, por muito díspares que sejam; é sentir a enorme riqueza que a diversidade cultural e étnica dá à humanidade. Viajar é pairar e vaguear no meio de outras culturas e gentes, evitando locais onde o turista ofensivamente opulento e “caridoso” ensinou a mendicidade às crianças, promoveu o furto nos adolescentes e corrompeu a genuinidade dos adultos.

visitantes

Seguidores

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Um olhar sobre Havana









Havana é uma cidade que deve ser visitada com todo o tempo do mundo, é me difícil dizer o tempo necessário até porque gosto bastante da cidade. Havana tem um manancial enorme de exploração, uma semana não é demais tudo dependendo do que gostamos mais ou estamos predispostos para ver porque por exemplo museus existem cinquenta.
O primeiro impacto visual com a cidade choca pela degradação do seu património arquitectonico colonial, embora nos últimos anos se note de ano para ano todo o esforço que tem sido feito pela conservação e restauração de toda a zona histórica e da mítica marginal o Malecon,Cuba como eu costume dizer "primeiro estranha-se mas depois entranha-se".
É costume as pessoas ficarem mal impressionadas em Havana por estarem sempre a serem abordadas para comprarem charutos, a se oferecerem para guias etc é uma situação caricata e normal em todas as grandes cidades onde há uma grande afluência de turistas e Havana não foge á regra pois existem muitos "jineteros" vulgo tradução chulos que tentam viver de expedientes, convém nada comprar nem nunca aceitar serviços deste tipo de pessoas pois para alem de ficarmos mal servidos estamos a incrementar estas actividades, não se impressione se alguém lhe abordar pedindo dinheiro para um pacote de leite para o filho porque este pedido é treta pois todas as crianças até aos sete anos teem o leite gratuito e se com estes pedidos no final do dia conseguir enganar 10 turistas o valor que consegue sacar chega para viver muito bem sem trabalhar,estas actividades são muito vigiadas pela policia que tem mão pesada.
 
Passo a enumerar lugares que são de visita imprescindivel para se conhecer a cidade bem como o seu ritmo de vida e cultura e que são facilmente encontrados em qualquer guia turistico sendo que o American express na minha opinião é muito bom,mas a internet está cheia de bons sites que tambem substituem os guias turisticos.

Em Havana Velha

*Havana velha para ser percorrida a pé um autentico paraiso para a fotografia.
*Palácio dos Capitães Generais
*Hotel Ambos Mundos
*Capitólio Nacional
*Casa de África
*Casa del Árabe
*Casa natal de José Marti
*Columnata Egipciana
*Praça da Catedral
*Castillo da Real Fuerza
*Edifício Bacardi
*Fábrica de tabacos Partagas
*Gran Teatro
*Museu da Revolução e memorial Granma
*Museu da musica
*Parque Central
*Hotel Inglaterra
*Passeo del Prado
*Parque da Fraternidade
*Plaza de Armas
*Bodeguita del Médio e La Floridita
*Feira de artezanato
*Museu do rum e todos os que forem da preferência pessoal de cada um
*Bar dos Hermanos (menos turístico e muito bom ao lado do museu do rum)
Fora do centro de Havana Velha
 
*Cemitério de colón
*Universidade de havana
*Hotel nacional de Cuba
*Hotel Habana libre
*Castillo do Morro e Castilo de La Cabana
*Museu Hemingway
*Museu do ministério do interior
*Praça da revolução
*Parques e jardins da zona do Vedado
*Bairro de Miramar onde estão alguns dos melhores hóteis de Havana
*Percorrer a pé a Marginal desde o Hotel Nacional até ao Passeo do Prado é um percurso longo mas muitíssimo interessante para fazer fotos.

Na periferia de havana
*Regla um interessante local dos subúrbios muito típico
*Guanabacoa uma cidade muito antiga que foi entreposto de escravos e aloja o museu da Santeria "o pai de todos os santos" uma religião seguida por cinco milhões de Cubanos
 
Pela noite dentro
*Cabaret Tropicana para os que querem desembolsar mais dinheiro
*Casa da Musica e Casa da Trova existem em todas as cidades e são um grande ponto de encontro da usica popular Cubana e claro da Salsa e do Mambo são locais a não perder e onde se convive num ambiente mais genuino e não num espectáculo montado para turista.
*Existem muitos  bares nocturnos na Zona de El Vedado
*Imprecindivel e romântico passear pela noite pelo Malecon lugar de convivio e de namorar dos Habaneros porque em Cuba não existe Limite de Idade para namorar.

Não optar por Meia Pensão na estadia em Havana porque existe muito boa gastronomia e preços muito mais económicos que no hotel,se bem que muitos achem esta opcção mais comodista.

Se tudo isto for visto  podemos dizer que conhecemos um pouco da cidade de Havana e se compararmos com o que é oferecido numa excursão de um dia a Havana para quem se aloja em Varadero então podemos constatar a grande diferença em sermos nós próprios a organizar as nossas próprias viagens, a seguir uma apresentação de fotos em slides "olhares sobre Havana".





Cuban Hip Hop uma nova geração de musicos e a nova onda da moderna musica cubana mas onde as raizes culturais e musicais do país continuam presentesFonte do vídeo: http://www.youtube.com/

1 comentário: