Em 1819,um francês de nome Loius Clouet,persuadiu o Governador Geral de Cuba,a arrendar terras a pessoas oriundas da Louisiana por a França a ter vendido aos EUA e eles estarem em debandada,o Governador José Cienfuegos aceitou a proposta e arrendou parcelas de terra junto ao porto aos novos colonos,que agradecidos deram o nome do governador à cidade,nascendo assim Cienfuegos,que rapidamente se transforma num dos maiores portos de Cuba,o estilo neoclássico da cidade não esconde o passado colonial Francês.
Os principais pontos de interesse são: Castelo de Jagua,Parque Marti,Palácio do Governo Provincial,Teatro Tomás Terry,Catedral,Palácio Ferrer,Museu Histórico Naval,Paseo do Prado e Palácio do Valle. O ponto central para uma visita à cidade deve começar no Parque Marti pois quase tudo gira em volta deste parque,de seguida rumar à avenida marginal e fazer um passeio até à sua extremidade Punta Gorda onde estão as primitivas casas da cidade,bem como o Palácio do Valle,carreiras de barco efectuam percursos até ao outro lado da baía,onde se encontra o Castelo de Jagua,na periferia o Jardim botânico também é um local a visitar,Playa de Rancho luna dista 20 km,e ai encontramos muitas praias desertas e praticamente virgens.
Cienfuegos,não é uma zona de turismo massivo,porque ,muito do turismo é turismo passante em direcção a Trinidad,mas a beleza inquestionavel da Pérola do Sul,merece que ali façamos uma paragem,sendo que um dia bem organizado seja suficiente para se ver a cidade,mas dois não são demais. Cienfuegos dista 260 km de Havana,90 de Trinidad e apenas 55 km do Lago Hanabanilla e de El Nicho umas enormes cascatas ali na Sierra de Escambray um dos expoentes máximos de turismo ecológico em Cuba,que falarei noutro capitulo.
Para refeições o restaurante Doña Yulla,na avenida 54,com pratos a 3.00 euros,o El Cochinito,calle 37 em Punta Gorda pratos a 4.00 euros,imprescindivel é também La Casa del Batido onde se fazem os mais variados tipos de batidos de frutos tropicais a partir de 01.00 euro,calle 37 nº 5211
Percurso efectuado nesta viagem até Cienfuegos que teve ponto de partida a Playa Giron,viagem pelo interior agrícola,passando por Horquitas,Rodas e Azira cerca de 100 km.
A catedral de La Purissima Concepcion,construída em 1833 a 1869 é um dos principais edifícios do parque Marti,a praça central da cidade aqui é o ponto de partida para a visita pedonal pelo centro histórico,não sendo o estacionamento problema quando viemos de carro.
O lindíssimo edifício do palácio Ferrer,construído no inicio do século xx pelo magnata do açúcar José Ferrer,é actualmente a casa da cultura
Arco do Triunfo na callé Bouyõn, encomenda da corporação de trabalhadores locais,em 1902 para celebrar a inauguração da Republica de Cuba.
Teatro Tomás Terry,construído entre 1886 e 1889 por Tomás Terry Adams, proprietário de uma fábrica de açúcar, que enriqueceu com o comercio de escravos
Parque Marti um retangulo de 200x100 metros em redor do qual estão os mais belos e imponentes edifícios da cidade.
A Boulevar,uma rua pedonal do centro,muito bem cuidada,que mais parece uma moderna rua de qualquer cidade europeia.
Benny More (1919/1963),que Cienfuegos viu nascer e inspirou muitas gerações de músicos ,este rei dos boleros, tinha uma voz única,que lhe permitia interpertar vários géneros musicais,e que por esse motivo recebeu a alcunha de "El Barbaro del Ritmo".
Beny tem uma estátua na Boulevar,um club com o seu nome e é uma lenda na cidade
O azul é a cor dominante dos belos edificios da cidade.
Hotel Palácio Azul,um antigo farol transformado em hotel, englobado numa rede de hoteis com denomidada hóteis com encanto.
A marginal (Malecon) de Cienfuegos estende-se desde o centro da cidade na avenida 40 até La Punta a extremidade de Punta Gorda
Palacio do Valle, foi construido entre 1913 e 1917 pelo negociante de açucar Acisclo del Valle Blanco, está decorado com motivos góticos e neo mouriscos ao estilo Hispâno-Arabe de Granada e Sevilha, consta que foi contruido por artezãos Marroquinos.
Hoje acolhe um museu de mobiliário e porcelona,um restaurante e tem um terraço panorâmico aberto ao publico.
Praia Rancho Luna dista 20 km de Cienfuegos,conta com 3 hoteis tipo club de férias no regime de tudo incluido,mas tem vastas zonas virgens e desertas para fazer praia com toda a tranquilidade.
Opções para Ajolamento em Cienfuegos
A escolha económica para alojamento é o hotel Punta la Cueva, no outro lado da Baía de Cienfuegos em direcção a Playa Rancho Luna é um hotel de duas estrelas e custa 20.00 euros para 2 pessoas em quarto duplo com pequeno almoço .
No final de Punta Gorda,com uma vista soberba sobre a Baía de Cienfuegos, e as primitivas casas coloniais da cidade, o Hotel Jagua, quarto duplo para 2 pessoas com pequeno almoço é de 45.00 euros, (preços Maio de 2009) para um hotel de 4º estrelas é um excelente preço. http://www.vacacionartravel.com/
Documentário da cidade de Cienfuegos da estação de tv Cubavision
Video do Hotel Jagua de http://www.lovelycuba.com/
Beny More video http://www.youtube.com/
Tudo excelente João... Obrigado por partilhar connosco esta magnifica viagem...
ResponderEliminarAdorei o documentário. Parabéns!
Saudações. Também conheci Cienfuegos em viagem que fiz a Cuba em 2005, que relatei sob o título "Diário de um Turista em Cuba" no meu blog (http://marcio.avila.blog.uol.com.br). Belas fotos as suas.
ResponderEliminarSegui o link e fui ler o seu blog "Diário de um turista em Cuba" o qual é apenas isso um díário de um turista de hotéis e excursões longe da realidade Cubana com guia, motorista e alojamento nos hóteis de luxo em Miramar,longe da Havana real.
ResponderEliminar