Mapa da periferia de Trinidad e o circuito da costa e praias marcado a vermelho e os pontos de interesse assinalados a azul.
TRINIDAD À SOMBRA DE UM PASSADO COLONIAL
Um grupo de Espanhóis chefiados por Diego Velazquez,foram os fundadores de sete cidades Cubanas,sendo Trinidad uma delas em 1514.Trinidad foi declarada património da Humanidade em 1988,as suas ruas com o empedrado original,e as casas com varias tonalidades,dá a impressão que a época colonial parou no tempo ali.
Nos séculos 17 e 18,Trinidad foi um importante centro de comercio de açúcar e de escravos,alguns edifícios mostram a opulência em que na época,os proprietários e negociantes de escravos e de açúcar viviam,a cidade tem recebido obras de restauro,para manter a sua traça original,ao que o isolamento a que esteve sujeita entre 1850 e 1960,contribuiu para que essa traça se tivesse mantido.
Trinidad pertence à província de Sancti Spiritus,cuja capital tem o mesmo nome,mas Trinidad ofusca a capital da qual dista apenas 75 km,sendo uma das cidades mais visitadas de Cuba,e a qual é imperdivel de visitar,numa visita ao País.
Trinidad tem também as melhores praias da costa sul que distam 15 km da cidade,sendo a mais famosa a Playa Ancon por ter 3 hotéis tipo club de férias ou seja os populares hotéis de tudo incluído,a cidade tem tem alguns pequenos hotéis e muitas casas coloniais de aluguer,e nas imediações existem outros pequenos hotéis rurais,tratando-se de um local com muito turismo e sem grandes unidades hoteleiras os preços aumentam como é normal, e vão desde os 43.00 euros num duas estrelas até 170.00 num cinco para duas pessoas com pequeno almoço,as casas à semelhança de outros locais oscilam entre os 22.00 e 33.00 euros,analisando a oferta local,e como ia ficar 5 noites para descansar um pouco, visto estar a meio de uma viagem,sempre em para arranca,a opção de escolha recaiu no hotel Amigo Ancon,na Playa Ancon,65.00 euros no regime de tudo incluído.
Trinidad recebe três tipos de turismo,o de passagem em excursões de um e dois dias desde Havana e Varadero,bem como os normais circuitos turísticos,o Turismo individual de um ou mais dias, e o turismo de praia nas infra estruturas de qualidade na playa Ancon,sendo esta uma opção a ter em conta a Varadero,já que é uma belíssima praia afastada da cidade,onde apenas existe a azafama normal da unidade hoteleira,para mim que viajo sempre com carro pouco importa se está mais longe ou perto,com a vantagem de me isolar para as praias desertas em prol da privada do hotel,embora quando vou a Cuba,não seja própriamente pela praia,mas já que lá estamos,também não a perco,pois também faço Snorkeling e fotografia subaquática,e Cuba tem recantos excepcionais para esta prática.
Trinidad dista 365 km de Havana,620 de Santiago de Cuba,130 de Santa Clara e tem ali ao lado na Sierra de Escambray o Lago Hanabanilla e as cataratas El Nicho a 90 km, aos quais dedicarei um capitulo próprio,desde Havana de Autocarro na Empresa Via Azul são 5 horas e 21.00 euros,de carro calculo que sejam umas 4 horas pois não fiz a viagem desde Havana,mas sim desde Cienfuegos ali perto.
A 12 km fica o valle de los Ingénios (antigos engenhos de açúcar) e a pitoresca vila de Manaca Iznaca,local repleto de história,pois este luxuriante vale de 270 km quadrados teve mais de 70 engenhos em funcionamento, é muito rico em história e as suas ruínas, são um testemunho da época da escravatura,altura em que a industria do açúcar atinge o auge,muitos edifícios ajudam a compreender esse passado e toda a estrutura de uma colonização de escravatura dentro de uma propriedade, sendo a mais impressionaste a herdade Manaca Iznaga onde viveram 350 escravos na década de 40 do século XIX,a casa senhorial,foi preservada sendo actualmente um restaurante,algumas cabanas de escravos também ainda existem,bem como a monumental torre com o sino que tocava o inicio e fim da jornada de trabalho ao nascer e por do sol,bem como servia para vigiar os escravos no alto dos seus 45 metros de altura, existe comboio turístico, a vapor que faz a ligação desde Trinidad e percorre todo o vale,que a UNESCO declarou património Mundial,quando vamos de carro depois de 6 km de Trinidad aparece à esquerda o mirador de La Loma del Puerto,que se ergue a 190 metros acima do nível do mar,e oferece a melhor vista do vale.
Que ver em Trinidad? Responderei tudo!,sim tudo rua a rua,edifício a edifício,metro a metro,porque esta autentica jóia colonial e património da humanidade é única,dai não se fazer um plano de visita,mas deixarmos levar de rua em rua,absorvendo toda a sua atmosfera e beleza,o centro histórico está vedado ao transito,mas existem parques para visitantes denominados Parqueos de Turismo e estão bem assinalados.
Falar em principais edifícios históricos é difícil,já que todo o centro histórico está povoado por velhas casas coloniais,muitas delas ainda habitadas pelos descendentes das antigas famílias locais,mas os que mais se destacam são:
* A Igreja e convento de São Francisco,que abriga actualmente o museu da luta contra os bandidos.do alto do seu campanário temos uns maravilhosa vista da cidade.
* Palácio Brunet,construído em 1812 para residência da abastada família Borrell,o Palácio abriga hoje o Museu Romântico.
* Museu de arquitectara Colonial,antiga casa dos Sanchez Iznaga,que mostra as principais caracteristicas da arquitectara de Trinidad.
* Palácio Cantero onde funciona o Museu Municipal
* Igreja paroquial da santíssima Trindade que data do século XIX
* Casa da Trova e Casa da Musica pontos de encontro para ouvir musica tradicional.
* La Canchánchara um bar instalado num edifício do século XVIII que é conhecido pelo cocktail do mesmo nome Canchánchara,feito de rum.lima,agua e mel,tem sempre musica ao vivo,e uma pessoa que faz charutos para consumo na hora.
* Todas as ruas são pavimentadas com pedras de uma ribeira das proximidades,e estão na sua forma original e irregular,a Plaza Mayor é a praça principal da cidade.
* Na costa desde a localidade de Cassilda até La Boca,ambas vilas piscatórias existem varias praias semi desertas,e a Playa Ancon na extremidade da peninsula de Ancon onde estão os Hotés de Praia,conforme descrevo na mapa acima.
Para um profundo conhecimento mínimo de toda a zona,cidade e periferia incluindo a Sierra de Escambray,são precisos no minimo 3 dias,distribuídos assim: um dia e meio para a cidade,meio dia para Valle dos Ingenios, um dia para a costa desde Cassilda,Playa Ancon,Playa los Corales e Playa la Boca,um dia para a Sierra de Escambray por Topes de Colantes,Manicarágua,Lago Hanabanilla,cataratas El Nicho,Cumanayagua e regresso a Trinidad descendo até á costa ou vindo pela encosta sul da serra até Topes de Colantes,esta volta são cerca de 220 km,mas existe a opção de ficar um dia no lago Hanabanilla,se o destino da viagem for para Santa Clara.
Percurso desde Cienfuegos até Trinidad e Playa Ancon destino final de alojamento, com paragens em Guajimico,Playa el Inglés e Playa Yaguanabo
Mapa de Trinidad, assinalado a traço vermelho toda a zona do centro histórico, imperdivel de visitar rua a rua,metro a metro.
Casario tipico multicores,muitas destas casas senhoriais,foram ocupadas pela população depois da revolução,mas é curioso observar a consciencia e o carinho,por parte dos que as habitam no sentido de preservarem o património que lhes foi confiado em 1988 quando Trinidad foi declarada Património Mundial pela UNESCO.
O empedrado original das ruas de Trinidad, e a melhor forma de a percorrer é a pé percorrendo estas ruelas empedradas.
Casas coloniais e carros dos anos cinquenta, parece que o relógio parou à muitos anos, permitindo conservar toda uma atmosfera própria do periodo aúreo dos engenhos de açúcar e naturalmente da história da revolução Cubana.
Muitas casas foram pintadas de de azul claro ou amarelo,para evitar a reflexão agressiva dos raios solares em paredes brancas.
Casa dos conspiradores, com uma varanda de esquina em madeira, era o ponto de encontro da sociedade secreta nacionalista La Rosa de Cuba.
Igreja de la Santissima,na Plaza Mayor
Plaza Mayor vista desde a torre da Igreja e convento de san Francisco,actual museu da luta contra os bandidos
Panorâmicas de Trinidad
Uma noite na casa da musica, ao fim de semana está aberto até ás 06.00 da manhâ, na foto os "Los Lamas" um dos muitos grupos que aturam nessa noite.
A casa da musica é um enorme espaço com uma parte coberta e outra ao ar livre, entradas grátis, apenas se paga o que se consome.
Os Amigos Jorge e Pilar, ela Espanhola de Sevilha ele Cubano natural de Trinidad, o amor aconteceu numa viagem dela a Trinidad,e stão casados vivem em Sevilha, Espanha bem perto aqui de nós no Algarve. todos os anos as férias deles são passadas em Cuba.
Fotos de uma noite memoravel passada na casa da musica de Trinida,com muita Salsa e Rum até madrugada dentro.
Na mesma noite na casa da musica tambem a companhia de um casal de Cubanos que conhecemos em Trinidad,a Fidélia e o Rolando, ela cozinheira no restaurante da Playa do Inglés, eximia dançarina de salsa e adepta dos rituais de Santeria, gente simples e do povo, que tão bem nos sabe receber.
Esta deve ser uma das melhores casas de La Boca mesmo em cima da praia,com vistas magnificas, falei com a proprietária, e visitei a casa que já conhecia da internet, seria a minha escolha num regresso a Trinidad, 23.00 euros com pequeno almoço para duas pessoas (preço de 2010).
A torre da herdade de Iznaga com 45 metros de altura de onde era vigiado o trabalho dos escravos, e o seu sino tocava ao nascer e por do sol,o inicio e fim do trabalho.
A estação de comboio de Manaca Iznaca onde para alem dos comboios locais para tambem o comboio turistico a vapor que faz a ligação desde Trinidad,este local é lindissimo e mais parece que estamos no continente Africano,tal a cultura e costumes deixados pelos antepassados escravos.
Praia da pitoresca vila piscatótia de La Boca, onde desagua o rio Guarabo proveniente das Montanhas de Escambray.
Ancoradouro dos barcos de pescadores de La Boca, um local encantador, do mais pitoresco que pode haver, calmo e tranquilo,l ocal de eleição para se comer bom peixe e marisco, em ambiente tipico e popular.
Playa los Corales,uma pequena praia entre recifes,frequentada por locais, ou por turistas que dispõem de meio de transporte, todos os dias lá fui e estava quase sempre deserta, o nome Los Corales é justo porque eles estão logo ali quando se entra na água, porque temos de usar calçado para o fazer ou então ferimos os pés.
O espectáculo coralino ao alcance de todos, apenas com um metro de água,um autentico paraiso para a fotografia subaquatica, ou o simples prazer da observação com uns vulgares oculos de mergulho.
Panorâmica do Hotel Ancon desde o Bloco principal para os anexos,onde ficamos instalados 5 dias nesta passagem por Trinidad
O bloco dos anexos do hotel, esta a distância que o separa da praia.
O Snak da piscina aberto 24 horas com bebidas e 12 horas com snacks, sem custos pois trata-se do sisema tudo incluido, comer e beber o que se quer dia e noite.
O quarto do hotel Ancon, no bloco do anexo, muito melhor e mais tranquilo do que no bloco principal onde funciona todos os serviços do hotel
Um passeio por Trinidad,um video lovelycuba.com
Video de praias desertas e virgens em Trinidad
Video de Snorkelink
Sem comentários:
Enviar um comentário