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Viajar é sentir as diferenças entre culturas e reconhecer os valores de cada uma, por muito díspares que sejam; é sentir a enorme riqueza que a diversidade cultural e étnica dá à humanidade. Viajar é pairar e vaguear no meio de outras culturas e gentes, evitando locais onde o turista ofensivamente opulento e “caridoso” ensinou a mendicidade às crianças, promoveu o furto nos adolescentes e corrompeu a genuinidade dos adultos.

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quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

De Bayamo a Santiago de Cuba















Bayamo - Yara - Manzanillo - Niquero -  Las Coloradas - Cabo Cruz - Marea del Portillo- Santiago de Cuba


2 Dias - 456 km - 2 Etapas

1ª Dia Bayamo - Marea del Portillo 266 km, o Road Book á partida indicava 239 km a percorrer foram efectuados mais 27


Esta viagem nesta zona Oriental de Cuba foi programada para ser feita pelas estradas mais interiores possíveis, fugindo dos itinerários principais, para conhecer bem de perto a realidade do País, a sua ruralidade, bem como a história,j á que aqui nas províncias de Granma e Santiago, conhecidas como o berço da revolução,t iveram lugar os mais importantes acontecimentos da história de Cuba, quem não se interessar pela história pode ignorar e seguir em frente aproveitando as magnificas paisagens, o tipicismo e arquitectura das cidades coloniais, bem como as praias.
Algumas zonas mais remotas são completamente esquecidas pelo turismo, para dar uma ideia apenas o turismo de circuito organizado passa por aqui a caminho da cidade de Santiago de Cuba, mas pela rota principal Bayamo / Santiago que distam 125 km no máximo duas horas e eu desenhei este percurso pelo interior e orla costeira com a distancia de 456 km e dois dias de viagem.
Este percurso com inicio na cidade de Bayamo, e como assinalado no mapa seguinte faz-se em direcção a Yara 36 km depois, esta merece uma pequena paragem,para ver a plaza Grito de Yara onde foi proclamada a independência Cubana, e onde antes o índio Hatuey tinha sido queimado atado a um poste, pelos conquistadores Espanhóis por ser um rebelde, este facto deu origem a várias lendas.

Mapa do percurso desde Bayamo até Santiago de Cuba por Marea del Portillo, pela estrada quase inexistente da costa da Sierra Maestra, o percurso tracejado a vermelho indica estrada em muito mau estado ou quase inexistente.

Mapa do Parque natural do desembarque do Granma, com locais de interesse assinalados

MANZANILLO

Depois de 24 km de Yara chegamos a Manzanillo, uma cidade litoral situada na Baía de Guacanayabo, teve como primeiro nome Puerto Real e no século XIX foi uma cidade importante,devido ao Açúcar e ao comercio de escravos.
Os actos históricos de Fidel Castro e dos rebeldes Cubanos na vizinha Sierra Maestra, são aqui lembrados principalmente Célia Sanchez, que foi braço direito de Fidel e era originária desta zona, tendo por isso aqui um memorial.
Principais locais de interesse turístico o Parque Cespedes com a sua Glorieta Mourisca, Igreja de la Purissima, Edifício da Câmara Municipal e a estátua de Carlos Puebla o autor e cantor da celebre canção el comandante dedicada a Ché Guevara, Puebla era natural de Manzanillo.
Também o Memorial Célia Sanchez é uma visita a não perder tendo uma vista magnifica sobre a cidade e o mar do Caribe, O mercado Municipal também é um local interessante,e não podemos sair de Manzanillo sem um passeio pelo seu Malecon a avenida marginal,onde esvoaçam os pelicanos indiferentes á nossa presença e pequenos grupos de pescadores remendam as suas redes
.
Foto da Glorieta de Manzanillo, uma obra de 1924 de influencia Mourisca concebida por José Martin del Castillo, um arquitecto Espanhol.

Igreja de La Purissima
Estátua do Cantor Carlos Puebla,que esteve em Lisboa em 1975 e gravou um LP intitulado Adelante Portugal
O memorial a Célia Sanchez, simples mas muito bonito

O Malecon a avenida marginal e zona ribeirinha de Manzanillo

Pescadores remendando redes e preparando a faina seguinte.

LA DEMAJAGUA

Meia dúzia de quilómetros depois de sairmos de Manzanillo, uma estrada á direita indica La Demajagua que é um antigo engenho de açúcar e era propriedade de Carlos Manuel de Cespedes, conhecido como o pai da Pátria, e La Demajagua como o altar da Pátria.
O nome Demajagua deve-se á abundância no local da árvore Majagua cuja madeira é importante na confecção de móveis.
Foi aqui que tudo aconteceu quando Carlos Manuel de Cespedes, um colono que lutava pela independência de Cuba do domínio Espanhol, no dia 10 de Outubro de 1868 tocou o sino que era usado para chamar os escravos para o trabalho e reunindo cerca de 500 homens a maioria escravos aos quais deu a liberdade e armas, e sobre o seu comando marcharam sobre Bayamo, para lutar contra o exército colonial espanhol e proclamar a independência.
Hoje esta quinta é um museu que reúne vestígios do tempo da escravatura bem como documentos  desta história, sendo por isso um local a visitar, sendo muito poucos os turistas que por ali passam segundo me disseram no local.



A celebre Campânula do ingénio


Vestigios do antigo engenho açucareiro.

No interior do pequeno museu um mapa com a rota que os independentistas fizeram até Bayamo
DE LA DEMAJAGUA ATÉ LAS COLORADAS


Por estas estradas é comum verem-se fotos de pessoas do local que deram a vida e lutaram pela revolução Cubana.

 
No caminho Até Las coloradas passamos por Média Luna e uma pequena paragem para ver a casa museu onde nasceu Célia Sanchez,que não visitei por estar fechada,nada mais a assinalar de interesse nesta localidade.


45 km depois de sairmos de Manzanillo encontramos a cidade de Niquero que como temos de regressar aqui para seguir para Marea del Portillo esta ficou para o regresso,20 km depois temos a Playa de Las coloradas em pleno Parque Nacional do Desembarque do Granma
Entrada no Parque Nacional do Desembarque do Granma com o custo de 08.00 euros o carro e duas pessoas



LAS COLORADAS

Las Coloradas é uma zona costeira com praias e mangais,  tornou-se uma zona histórica por ter sido este o local em que Dezembro de 1956 desembarcaram os 82 rebeldes provenientes do México a bordo do iate Granma entre eles Fidel Castro e Ché Guevara, para darem inicio á luta armada a partir da Sierra Maestra, tendo em vista derrubar o ditador Flugencio Batista e o seu governo corrupto, que protegia os interesses estrangeiros e os negócios ilicitos da Máfia Americana.
O local embora não tenha grandes estruturas para o turismo tem um museu e uma réplica do iate Granma já que o original está em Havana no museu da revolução, a visita ao museu é feita com a explicação pormenorizada de um funcionário de toda esta história do desembarque e do violento combate que o mesmo teve com o exercito de Batista e termina com um passeio de 8 km ida e volta por um passadiço entre os mangais do Pantano até ao local do aportamento do Granma recriando as dificuldades de quem teve de atravessar carregado aquele mangal por dentro de água, devido á distancia e ao tempo que era necessário dispender não efectuei esta parte.
Como curiosidade no bar do museu 2 gelados e 2 cafés pelo preço de 00.80 Cêntimos de euro.

No interior do pequeno Museu


No exterior do museu a réplica do Iate Granma

CABO CRUZ

Até Cabo Cruz a partir deste ponto são 24 km ida e volta num piso completamente demolidor e que não valeu a viagem por nada ter de especial, é apenas um Cabo com um enorme Farol, uma pequenissima vila e uma praia, vale pela paisagem sempre bonita das Caraibas.

Fotos de Cabo Cruz
A demolidora estrada de Cabo Cruz

Abutre comendo animal morto na beira da estrada

 NIQUERO

A zona entre Manzanillo, Niquero até las Coloradas tem grandes extenções de campos de cultura da cana de Açucar a perder de vista, em Niquero existe uma central Açucareira para onde convergem camiões carregados de cana bem como enormes composições de comboios através de linhas ferreas que atravessam aqueles campos.



Oferecendo uns presentes a crianças numa zona agricola, levamos sempre muito material escolar, incluindo carradas de canetas para oferecer nestas zona, onde estas pequenas ofertas são uma alegria para aquelas crianças e um enorme prazer para nós ver essa alegria, normalmente as pessoas gostam de falar, de saber quem somos, de onde viemos,para onde vamos, se gostamos do País deles etc, e são muitas as vezes que nos convidam a entrar nas suas casas, e nos oferecem um café.

A vida agricola local

Trabalhador agricola limpando uma cana para nos dar a provar o seu delicioso interior

Trabalho mecânizado da colheita de cana


O transporte da cana para a central Açucareira
O transporte da cana por via ferrea



Niquero é uma pequena cidade costeira que vive da pesca e da agricultura com prodominancia para o açucar através da sua central Açucareira, as suas construções são muito antigas remontando á epoca colonial e muitas são em madeira, pussui um pequeno hotel.





Tambem se vêm enormes manadas de gado e muitos Guajiros (cowbois autenticos) montados a cavalo com os seus laços para apanhar o gado, estamos mesmo no coração do país rural, que nada tem a ver com os locais turisticos, onde as pessoas são diferentes e não temos "melgas" atrás de nós tentando vender algo, sta sim é a Cuba que gostava de conhecer, que esperdicio quem vem a Cuba e apenas vai para Varadero fecha-se dentro de um resort a apanhar sol, regressa todo bronzeado convencido que conheceu alguma coisa, mas não tem a minima ideia da beleza do País onde esteve.
De Niquero são 40 km até Marea del Portilo cruzando a Sierra Maestra e nas zonas de Alto del Mareon e La Aguadita dois enormes cartazes marcam os trilhos onde os Rebeldes do desembarque do Granma se dirigiram para La Plata no Interior da Sierra Maestra.


MAREA DEL PORTILLO

Depois de se atravessar uma vertente da Sierra Maestra fazemos a descida até Marea del Portillo uma estância turisca composta por trés hoteis do grupo Cubanacan junto a uma Praia de areia escura numa enorme enseada rodeada de vegetação muito densa com a Sierra Maestra por detrás.
Estes são hoteis a funcionar no regime de tudo incluido e e lomge de tudo. tem a sua ocupação em  90% composto por turistas Canadianos. já que estes têm voo directos para o Aeroporto de Manzanillo os restantes são turistas acidentais que fazem este percurso como nós.
O local embora muito isolado dista 100km de Mazanillo, 173 km de Bayamo 190 km de Santiago de Cuba pela estrada costeira e intransitável que faço no dia seguinte mas pela nacional votando atrás por Bayamo são 300 km.
Estas distancias fazem com que seja é um paraiso para o descanso, tendo como actividades alem da praia,o mergulho, passeios a cavalo, tomar banhos nas cascatas da Sierra Maestra e fazer excursões até Comandancia de La Plata, local onde em 1956 Fidel Castro montou o seu acampamento de guerrilha,olocal manten-se intacto e preservado e como o seu acesso apenas se faz a pé apenas só o podemos visitar com guias para não se correr riscos de acidentes de montanha.
Informações deste grupo e deste hotel em http://www.cubanacam.cu/ sendo o preço de balcão por noite em T.I. para duas pessoas de 74.00 euros, mas como já referi noutro proste em http://www.vacacionartravel.com/ com reserva antecipada fica por 57.00 menos 17.00 (é dinheiro), escolhemos este hotel pela localização ideal de repartir esta etapa mais ou menos a meio e o mais proximo possivel de Santiago, mas também não havia excolha possivel nesta etapa por este percurso.
 Chegamos ao hotel ao final da tarde mas ainda a tempo para um mergulho na piscina já com o sol quase a desaparecer.




O hotel Club Amigo Marea del Portillo

 Depois de um regalado jantar no bufet do hotel e de umas pinas coladas no bar, já que havia de aproveitar o tudo incluido,t entei saber junto de funcionários do hotel, mais algumas informações da etapa do dia seguinte, já que aquele trajecto tem sido muito fustigado pelos furacões, duas pontes estão partidas e intransitáveis sendo necessário passar o curso do rio, desde que não seja em epoca de chuvas intensas, vim com um rood book bem preparado e com todas as informações disponiveis incluindo as que faço diretamente para contactos que tenho em Cuba, mas estou a fazer esta viagem 2 meses após a passagem de dois brutais furacões e as coisas podem estar piores do que as informações que tenho,
Sou informado que com o carro que tenho não vou conseguir passar porque o carro é muito baixo, e apenas estão a passar naquelas pontes partidas camiões e veiculos 4x4, fico decepcionado e volto a ter a mesma conversa com um segurança que me diz que não tem chuvido e que não devo ter problemas, com as informações empatadas sou eu que desempato e resolvo seguir como se nada se passase de anormal, pois gosto de levar os meus planos até ao fim, sou calculista e levei seis meses a preparar meticulosamente esta viagem com todos os pormenores para que tudo corresse ás mil maravilhas, mas em Cuba nunca se sabe, os imprevistos podem surgir a toda a hora, mas tambem é um país onde esses mesmo improvistos se resolvem na hora á boa maneira Cubana do desenrrascanso.
Alugo sempre carros da classe B os mais baratos, sendo que esta etapa e mais alguns troços desta viagem que foi de 22 dias precisava de um 4x4 mas um 4x4 custa por dia 70.00 a 80.00 euros dependendo da categoria e o pequeno Hiunday Actos que aluguei custa 39.00, esta diferença diz tudo, depois o prazer de ultrapassar obstáculos com um carro destes não tem comparação.

2º etapa Marea del Portilo - Santiago de Cuba
O Road Book indicava á partida 190 km foram efectuados mais 20 no total 210 

Percurso pela estrada (ou o que restava dela) da linha da costa meridional da Sierra Maestra, percurso fascinante com as suas baías e falésias pitorescas, a estrada apresenta-se ladeada e coberta de vegetação de um lado e o cintilante Mar do Caribe do outro.

Mapa do percurso do dia marcado a verde

Percurso do dia apresentado a seguir em fotos com legendas resumindo esta etapa de viagem de autêntica aventura
07.00 h
Fotografando o mágnifico nascer do sol

07.45 h
Pequeno almoço reforçado, partida ás 08.30 com um farnel arranjado no bufet do pequeno almoço pois nestas zonas remotas nunca se sabe se iremos ter restaurante para almoçar, o mesmo se passa com a gasolina sempre que passamos por uma estação de serviço, e mesmo que o depósito vá meio devemos abastecer sempre, pois na seguinte pode até não haver gasilina já que existe normal, super e especial e estes carros mais modernos de aluguer consomem especial podendo acontecer e apenas nas zonas remotas esta não haver.

09.50  h
Fim do bom piso e entrada no troço em que um 4x4 teria sido de grande utilidade

09.55 h
Os primeiros sinais do mau piso e do desaparecimento progressivo da estrada



10.20 h
Paisagem desértica mas de muita beleza entre a Sierra Maestra e o Mar das Caraibas, a estrada em determinadas zonas afasta-se da linha costeira, sobe e desce serpenteando a Montanha mas sempre junto a costa, nos troços onde o mar não a alcança quando há furacões, o piso é razoavel.

10.30 h
Chegada á primeira ponte intransitável, vejo os trilhos por onde outros teriam passado e suigo os mesmos descendo até  até ao vale por baixo da ponte, passamos por algumas casas camponesas que se riem, talvez pensando "onde é que estes pensam que vão com aquele carro".

Vista da ponte lá debaixo no vale

A passagem pelo rio a unica alternativa e apenas viável porque não sendo epoca de chuvas o seu leito permite a passagem a um carro pequeno,antes examinei a passagem a pé e retirei algumas pedras maiores da trajéctória para facilitar, e com o devido cuidado passamos, depois foi só seguir de novo os trilhos marcados por outros rodados e de novo estamos lá em cima na estrada, o primeiro obstáculo dificil afinal correu muito bem.

10.40 h
De novo circulando ao lado mar, no muito pouco do que restava da estrada, todo o cuidado é pouco para evitar furar um pneu.

10.45 h
A paisagem natural virgem é deslumbrante

10.55 h
Aqui apenas se passa porque está bom tempo,com tempestado e ondas a pular a estrada seria dificil e arriscado ali passar

11.40 h
A segunda ponte intransitável, e desta vez o carro não conseguia passar por baixo, visto o leito do rio apresentar um caudal muito grande o que seria arriscado, o dia parecia estragado,voltar atrás e ir para Santiago via Bayamo seriam quase 400 km, grande frustração momentânea!
Então a decisão foi passar este tabuleiro partido,visto 2 populares que ali estavam me garantirem que a ponte não iria cair e um deles foi á frente para me guiar pela parte mais sólida e num ápice e com a adrenalina no máximo estou do outro lado,  ai lembrei-me dos conselhos da noite anterior no hotel e da falta que um 4x4 fez naquela ocasião.
Esta foto é como se tivesse ganho a corrida e estivesse no podium, por ali e ainda com o com o coração a bater acelarado, ficamos um pouco á conversa com aqueles dois populares aos quais demos umas lembranças.
Durante os primeiros 50 km apenas nos cruzamos com um camião e dois jipes e até sensivelmente meio da viagem não mais de 10 viaturas se cruzaram conosco, mas todos nos acenam e cumprimentam, em Cuba se tivermos uma avaria ou problema com o carro de certeza que somos ajudados pois os Cubanos têm um bom espirito de solidariedade e são mestres no desenrascansso, tenho imensas histórias que irei contando noutros desenvolvimentos.
Estas duas pontes situam-se entre os locais de La Plata e Uvero.
A viagem continua sempre pela costa e as praias desertas sucedem-se umas atrás das outras, bem como umas paragens para uns refrescantes mergulhos.

12.00 h
Uma visão Cayo Damas uma minusculo ilheu que nem vem nos mapas tem uma pequena pousada, e um barqueiro efectua o pequeno trajecto entre a margem e o ilhéu, um autentico paraiso perdido entre montanhas e mar.
A partir deste ponto começamos a passar por mais aldeias, o movimento intensivica-se mais,nesta zona tambem está o parque de campismo La Mula para informações sobre campismos e turismo de natureza http://www.cubamarviajes.cu/
Os parques de campismo não são para montar tendas, pois em Cuba são equivalentes aos nossos Móteis e estão equipados com Bungalows a que chamam cabanas, são tambem uma forma económica de viajar.
Passamos por Chivirico existem dois hotéis numa encosta da montanha, a partir deste ponto até Santiago a estrada melhora, o  piso alterna entre o ruim e o razoável sendo que a dada altura o alcatrão desaparece dando origem a uma estrada muito larga de terra batida durante muitos quilómetros ,mas a qual se faz muito bem sempre com um andamento certo de vidros fechados por causa do imenso pó, mas confortávelmente de ar condicionado ligado.
Os ultimos quilómetros antes da cidade de Santiago o piso de alcatão aparece e tudo regressa á normalidade,o carro é que apresenta já uns ruidos de suspensão e uma batida no escape esperemos que chegue inteiro ao fim pois ainda há outros troços em mau estado para fazer nesta viagem.
Paramos numa praia deserta para almoçar o farnel trazido do hotel, e refrescar com um banho nas águas do Caribe.

15.30 h
Entrada na Cidade de Santiago de Cuba a 2ª  maior cidade do país, depois de 210 km em 7 horas á média de 30 km hora incluindo as muitas paragens para fotos, almoço e praia.
Este é um dos trajectos mais belos neste país e aconselhavel a quem tem espirito aventureiro, pois é daqueles que se faz uma vez na vida.

18.15 h
Hora do banho,e fotografando o por do sol pela janela do wc, a noite terminou depois do jantar numa Adega típica com musica ao vivo e o dia terminou saboreando um Mojito.
O carro foi lavado e já está de novo apresentável pois chegou a Santiago parecendo ter acabado um troço do Rally Lisboa Dakar.
No dia seguinte foi a descoberta da cidade mais caribenha de Cuba, a qual está descrita nouto post do Blogue.
















































































1 comentário:

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