Acerca de mim

A minha foto
Viajar é sentir as diferenças entre culturas e reconhecer os valores de cada uma, por muito díspares que sejam; é sentir a enorme riqueza que a diversidade cultural e étnica dá à humanidade. Viajar é pairar e vaguear no meio de outras culturas e gentes, evitando locais onde o turista ofensivamente opulento e “caridoso” ensinou a mendicidade às crianças, promoveu o furto nos adolescentes e corrompeu a genuinidade dos adultos.

visitantes

Seguidores

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Informações uteis de viagem

Informações de Viagem,Comparativos de  Préços e Dicas Importantes


*Visto de turista é adqurido na embaixada de Havana em Lisboa, rua Pêro da Covilhâ nª 14
Tel. 213015318 - Preço 22.00 euros (em 2010)

*Na chegada a Havana o passaporte não é carimbado por causa do bloqueio dos EUA a Cuba, estupidamente como retaliação os EUA, rejeitam a entrada no país se tivermos o carimbo de Cuba, o que faz com que as autoridades Cubanas não o carimbem, então se gostarmos de ter em nosso puder o visto é tirar antecipadamente uma fotocopia já que metade dele fica na entrada em Cuba e a outra metade na saida.

*A embaixada de Portugal em Cuba fica na 7º Avenida nº 2207 esquina com a 24 em Miramar, Havana tel. (0053) 7 242871 - 240149

*Convem tirar fotocopias de todos os documentos e levar, bem como deixar essas cópias no mail para em caso de necessidade ter um acesso rápido a elas,os cuidados com passaporte e demais documentos são os mesmos que em outro lugar qualquer.

*Seguro de viagem sempre e para qualquer lugar que se viaje, fazer uma procura exaustiva pois já encontrei o mesmo seguro com metade do preço entre companhias.

* Taxas de saída no Aeroporto de Havana
Este distico de taxa de saida de 25cuc (20.00 euros) a pagar no Aeroporto é adquirido entre o check in e a alfandega num guiché assinalado para o efeito e é colado no bilhete de avião não se podendo passar o control sem ele, convem deixar esta quantia de parte pois tem de ser pago na respectiva moeda.



Alojamentos Particulares
Em agosto de 1997 nasceu em Cuba uma nova modalidade de alojamento as casas particulares,são normalmente casas antigas de arquitectura colonial remodeladas e convertidas numa especié de turismo de habitação com wc privativo,ar condicionada tv e frigorifico, sendo uma opção aos hoteis principalmente em lugares mais remotos, mas de muita beleza, que não são visitados pela falta de hóteis esta actividade é regulamentada e inspecionada, para assegurar as condições exigidas.
O numero de quartos limitado a dois, esta é uma opção que tambem aconselho no minimo a nivel de experiencia, pois iremos conviver com os locais e inteirarmo-nos melhor do seu dia a dia.
Estas habitações servem pequenos almoços e jantares,e é de todo aconselhável exprimentar pela degustação da verdadeira gastronomia Cubana e ao investirmos ai o dinheiro estimulamos igualmente a economia local inclusive a do bairro onde a habitação está situada.
Se viajarmos sem destino, não tem problema em arranjar uma habitação destas, são reconhecidas pelo simbolo azul que ostentam com a indicação Habitacione Particular ,mas tambem podemos ir de Portugal com reservas feitas, mas que se pode no local alterar se usar-mos os serviços de http://www.privatehousescuba.com/
Uma organização com casas por todo o país e a qual aconselho pois o seu responsável Sr. Inácio Lamadrid diáriamente telefona para a casa onde estamos a se inteirar se está tudo bem e se por exemplo temos uma reserva de uma casa para trés dias mas depois apenas quisermos ficar dois ele altera tudo, igualmente nada se paga pela reserva ou serviço e nada é pago adiantadamente, já usei este serviço e fiquei muito satisfeito,s e alguem quiser inclusive contactos telefónicos de casas e conselhos tenho muito gosto em ajudar.
 Outro site de interesse sobre informações de casas é o http://www.cubacasas.net/ um site Canadiano muito interessante com uma grande informação de casas e locais. Os preços por quarto vão desde 16.00 epoca baixa a 20.00 epoca alta o pequeno almoço 02.40 por pessoa e jantares entre 05.00 a 10.00 por pessoa dependendo se é carne,peixe ou marisco,inclui sumo de laranja natural,as bebidas alcoólicas são pagas á parte se bem que aqui uma cerveja tenha o preço de hotel.
Em média uma estadia fica por dia com pequeno almoço e jantar para duas pessoas entre 30.00 a 36.00 euros dependendo da epoca. e do local
De qualquer das formas e como existem cadeias de hotéis económicos como http://www.islazul.cu/ e um hotel mesmo fraco é sempre um hotel com piscina etc, convem sempre comparar antes da escolha. http://www.dtcuba.com/  é um site excelente para escolher hospedagem, zona do país e categoria de hotel.




Simbolo das habitaciones particulares


Recibos exemplificativos de duas casas onde fiquei alojado com pequeno almoço e jantar para 2 pessoas respetivamente uma noite 46.50 cuc (37.00 euros), e na outra duas noites 108.20 cuc (86,56 euros) nesta ultima mais caro, mas inclui refeições de marisco.

Museus

Normalmente na maioria de museus apenas se paga 1 cuc (00.80 cêntimoa) o museu da revolução em Havana é mais caro 5 cuc, em alguns paga-se tambem um cuc para fotografar e são poucos os que não se pode fotografar apenas deparei com dois em todo o país,o museu romântico em Trinidad o qual não entrei precisamente por não puder fotografar, e o museu de La Lucha Clandestina em Santiago de Cuba que mesmo não podendo fotografar achei de interesse visitar.igualmente o interior do Mausoleu de Ché Guevara em Santa Clara não se pode fotografar pois é um local de culto.


Parques Naturais


Tiket de entrada no Parque natural El Nicho 5 cuc (04.00 euros) dinheiro muito bem empregue, porque estamos perante a mais imponente queda de água de Cuba,noutro post falo em pormenor desta beleza, onde os Cubanos pagam 10.00 (cup) na moeda nacional o equivalente em euros a 00.30 cêntimos e esta comparação serve tambem para se entender quando erradamente os turistas fazem comparações entre o que pagam em Cuba e o que um Cubano ganha tirando depois elações muito erradas do nivel de vida local, pois não são eles que ganham mal para a vida lá mas sim nós que pagamos em certas coisas como esta 13 vezes mais do que paga um Cubano.
 
Portagens




Apenas existen portagens em trés locais um na auto pista de acesso a Varadero e os restantes em acesso a ilhas como Cayo Santa Maria e Cayo Coco,estes arquipelagos de ilhas ligadas entre si e ao continente por estradas construidas quase ao nivel do mar designadas por padreplan. No caso da do tiket da foto Cayo Santa Maria o padreplan tem o comprimento de 48 km e 45 pontes sendo uma obra notável de engenharia, sendo muito agradável de percorrer, este pagamento em euros 01.60 funciona tambem como que o pagamento de entrada num parque já que estes arquipelagos alem de possuirem alguns belos e luxuosos resorts são santuários de vida selvagem,todas estas portagens apresentam os mesmos preços.

Telefonar

Cartão de telefone imprescindivel para se fazer chamadas internacionais já que das recepções de hoteis elas são muito mais caras e o uso descontrolado de telemovel pode ser desastroso em custos, sendo que com o cartão se controla o que estamos a gastar.
A partir de Cuba para o exterior é muito caro, mas se o destino das chamadas serem nacionais há que comprar um cartão nacional na respectiva moeda nacional (cup) e então podemos passar horas ao telefone por preços irrisórios sendo normal ver Cubanos durante uma hora numa cabine de rua.

Bebidas
Devemos preferir as bebidas nacionais ás importadas, porque a qualidade é muito boa nada devendo ás outras, sendo que o seu preço chega a ser um terço como por exemplo, um Fanta importada fabricada no México e de baixa qualidade pode custar 2 euros e a equivalente Cubana o Refresco de Naranja,de qualidade superior 00.60 cêntimos, as mesmas tambem devem ser adquiridas nas lojas denominadas "tendas" e nos quiosques de rua, nas lojas de hotéis e zonas muito frequentadas pelo turismo são mais caras, nas estações e serviço o preço tambem é menor sendo este o local indicado para comprar aguas de litro e meio a preço mais baixo,o vinho é de evitar pois sendo importado é muito caro.

Cervejas, Cristal a mais fraca,Bucanero a mais forte são as mais conhecidas e consumidas,depois há outras de menor produção algumas até mesmo locais.
As cervejas da foto custam 00.65 cup em euros 00.52 cêntimos, isto numa estação de serviço de estrada onde os preços são muito mais baratos.

Bucanero Malta uma cerveja preta de malte sem alcoól,conhecida por bebida sem alcoól,tem um sabor forte de malte adoçicado


Refresco de Naranja de muito boa qualidade e sabor (o equivalente da fanta)

Gaseosa Refresco de limão uma imitação do Sprite e muito identico á nossa antiga e saudosa Gasosa


TuKola a coca cola Cubana e muito popular no país,na foto ao lado do Anejo Blanco,Havana Club,cuja mistura que dá a bem conhecida Cuba-libre, uma dica importante que aprendi com amigos cubanos, se estarmos num bar afim de nos divertirmos,ouvir musica e beber,e se estarmos em grupo se mandarmos vir bebidas individuais a conta é mais cara,mas se todos optarem pela cuba-libre então mandamos vir uma garrafa de rum e 4 tukolas a festa fica por 0.7.00 euros (09.00 cuc) na altura desta foto éramos 6 pessoas e ficou por 01.16 euros/pessoa
Bancas na beira da estrada e nos mercados vendem todo o tipo de frutos tropicais.
Por  (10 pesos nacionais) 00,30 cêntimos compramos dois Ananases (Pina na linguagem local).
Quando em viagem pelas estradas Cubanas esta é uma opção muito barata de se fazer uma refeição de fruta,sendo também habitual em algumas bancas destas haver estranhas máquinas manuais de batidos,mas que fazem sumos deliciosos com as misturas ao nosso gosto.

Saoco uma bebida muito agradável,agua de coco dentro do próprio coco com gelo na versão simples ou com aguardente de cana na versão alcoólica,encontra-se um pouco por todo o lado bancas a vender, seja debaixo de coqueiros em praias tropicais, nos mercados e feiras ou em plena cidade como na foto.

Pina colada, 3cl de Rum branco 2cl de leite de coco e 7cl de sumo de ananás (dependendo da dose que se queira) misturado de preferência numa batedeira,servir com gelo e adornado com ananás,pode tambem ser polvilhado com canela.
Na versão sem alcoól é só retirar o Rum,esta é uma das minhas preferidas nestas paragens.


Mojito,a bebida alcoólica de excelência no País, bebe-se a toda a hora é composta de Rum branco, sumo de limão,açúcar, gelo, hortelã e água com gás (soda).
Coloca-se no copo o sumo de limão com o açúcar (de preferêncio do amarelo) e o hortelã, bater muito bem (eles usam um pau) depois adicionar o gelo o rum e soda voltando a misturar tudo muito bem e adornando com mais um ramo de hortelã.

 
Cubita o melhor café, este é um dos prazeres em Cuba para os amantes desta bebida, e quando vamos para a Sierra de Escambray ou para as províncias do Oriente zonas de excelência do cultivo de café, ai e com excepção de bares de hóteis não se encontram máquinas de café pois ele é preparado de forma tradicional em cafeteira deixando assentar a borra, se os questionamos a propósito de querermos um expresso eles dizem-nos: "Hombre estás en la tierra de café, para un expreso que usted desea, se usted puede tener natural". Como também estamos na terra do açúcar é quase ofensa pedir um adoçante, nunca o vi em lado nenhum, dai ou se bebe sem açúcar ou com ele, sendo normal não haver o açúcar embalado no tradicional papel, mas sim um açucareiro em cima da mesa.

Tabaco
Uma mulata enrolando um charuto manualmente para ser consumido de imediato,é comum em certos bares mais famosos e dão pelo nome de charutos crioulos.
Nunca se deve comprar charutos na rua por muito bons que sejam os preços, pois somos enganados certamente,pois estes são feitos com restos e para o teste basta serem comprimidos um pouco,se saírem partículas como no cigarro normal é pura aldrabice, para os apreciadores e que os queiram trazer para Portugal,devem de os comprar ou nas fábricas aquando de uma visita ou nas lojas especializadas


Para os fumadores a escolha é muita e barata.
O Popular cigarros algo fortes,tabaco preto 00.50 cêntimos por ventura os mais baratos do mercado,embora existem as marcas internacionais conhecidas,se tivermos um amigo cubano que nos compre num armazém do povo, onde existem marcas que não são vendidas aos estrangeiros a preços ainda mais baratos.


Video de Demonstração da elaboração do Mojito e da Pina Colada
Fonte do video http://www.youtube.com/

2 comentários:

  1. Excelente documento muito bem ilustrado. Informações úteis, gostei do que vi, infelizmente todas as advertências nunca são levadas em consideração a idade do individualismo o egocentrismo e a omnipotência que cada ser hoje em dia emprega dá cabo de qualquer solidariedade humana.

    Um afectuoso abraço e um obrigado por tão belo doc.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. olá
    o seu artigo é mt sucinto e util.
    gostava de lhe perguntar acerca do câmbio, fez em portugal ou lá, ou levou tudo em dolares e euros?
    o que é que aconselha?
    cump
    Sofia

    ResponderEliminar