Acerca de mim

A minha foto
Viajar é sentir as diferenças entre culturas e reconhecer os valores de cada uma, por muito díspares que sejam; é sentir a enorme riqueza que a diversidade cultural e étnica dá à humanidade. Viajar é pairar e vaguear no meio de outras culturas e gentes, evitando locais onde o turista ofensivamente opulento e “caridoso” ensinou a mendicidade às crianças, promoveu o furto nos adolescentes e corrompeu a genuinidade dos adultos.

visitantes

Seguidores

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

A Foto mais vista de sempre

Esta mensagem é dedicada a Alvaro Dias,companheiro do mundo da fotografia que partilhamos no olhares.com, e foi uma foto sua lá publicada a propósito da recente exposição de Alberto Korda em Lisboa,que me deu a ideia e inspiração para a fazer.
Visitem a excelente galeria deste fotografo em http://olhares.aeiou.pt/aldias


A fotografia está no olho do fotógrafo (Alberto Korda)

Esta é a foto mais universal de sempre,a mais vista em todo o mundo e que em Cuba local de origem da mesma está um pouco por todo o lado,sendo até normal a ver num lar Cubano  numa parede ao lado de uma imagem de Cristo.


Este é Alberto Korda, o fotógrafo que foi o autor da famosa foto de Ché Guevara, (foto de do site http://www.comunicando.com.es/ )


A História da mítica foto

Havana 5 de Março de 1960 Ché Guevara sobe por minutos a uma tribuna numa manifestação de protesto contra a explosão de num barco ,que matara 136 pessoas, para Alberto Korda ali presente em reportagem bastaram 45 segundos para fazer a foto,não imaginando nunca que esta foto quase acidental iria correr o mundo e ser imortalizada por vários artistas em todo o tipo de posteres,t-shirts etc.
Morre o homem nasce o mito,Korda entretanto cedeu a foto a um Italiano de nome Giangiacomo Feltrinelli,que após a morte de Ché Guevara na Bolívia em 9 de Outubro de 1967 a cortou renquadou e fez mais de um milhão de posteres sendo igualmente copiada e publicada por todo o mundo sem que Alberto Korda recebesse um unico Cêntimo pela sua obra e direitos de autor, e nem nunca se empenhou a tentar receber já que a sua arte se sobrepunha acima de valores materiais.
Alberto Korda nasceu em Havana em 14 de Setembro de 1928, e morreu em Paris em 25 de Maio de 2001, deixou para a posteridade alem da celebre foto, a obra "Cuba por Korda" com textos da Brasileira Alexandra Silvestre Levy.
Um dia inquirido sobre porque vivia em Cuba e não noutro lugar respondeu: Em que país teria as mulheres mais bonitas do mundo e onde teria a bela vista do seu Malecom em Havana, Cuba é o meu País

Natalie Cardone vídeo clip Hastia Siempre
Fonte do vídeo http://www.youtube.com/

2 comentários: